08
dez
08

Perdendo Tempo, Foco e a Vida…

“Se você ama a vida, não perca tempo, pois é de tempo que ela é feita.” Bruce Lee

Desde que comecei a escrever por aqui, e a procurar assuntos, e também conforme a gente vai envelhecendo, fui percebendo como o tempo e o foco da gente é limitado, e acaba se tornando cruel para nós mesmos, já que perdemos o foco e o tempo daquilo que é importante, para perder tempo com futilidades.

Nosso foco e energia de cada dia é limitado, e se usamos em coisas que não eram para ser o ponto de atenção vamos deixar de fazer coisas importantes e positivas que deveriamos estar fazendo. Você pode não perceber, mas fazer algumas das coisas que vou citar realmente suga muita energia de você e coloca seu foco em lugares em que nada de ajuda vai te trazer.

Eu também não estou dizendo que devemos ser perfeitos, todos erramos as vezes, e fazemos coisas que tiram nosso foco, mas acredito que podemos melhorar e reduzir muito dessa perda se conseguirmos realmente manter nossa atenção naquilo que se faz necessário para nós.

Tente mudar seus hábitos em relação ao seu foco e tempo. Não saia por ai perdendo seu tempo só porque você acha que é “normal”, já que outros o fazer. Ou porque você está acostumado a fazer, tente sair desta “espiral negativa”.

Então, vou tentar mostrar alguns dos pontos em que acabamos perdendo tempo e foco em nossa vida.

1. Criar drama.

Você dramatiza as coisas que acontecem com você? ou a sua volta? você está sempre cercado por conflitos? Existem pessoas que te incomodam ou chateiam?

Você pode estar querendo ser o centro das atenção, e com isso, estar criando enormes dramas e conflitos com isso, simplesmente pelo seu jeito de pensar e se comportar. E todo esse comportamento pode ser evitado. E como? simples, deixe de levar tudo tão a sério. Ou tente ao menos entender sua escolha por respostas emocionais e começe a deixar algumas coisas pra lá, ou seja “engula alguns sapos”, em vez de arrumar brigas e conflitos por tudo.

2. Fuga de energias.

Se você não tem energia suficiente então você não têm energia para fazer o que precisa. Ou manter a atenção nas coisas certas.

Talvez você escolha o caminho mais fácil exatamente por isso, está sempre cansado. O melhor jeito que eu conheço para combater isso é mudar hábitos velhos, começe a  comer de maneira correta, dormir melhor e principalmente praticar exercícios algumas vezes na semana, sair do sedentarismo. Manter o foco nos lugares corretos também ajuda a menter a energia alta.

Parece que eu sempre fico batendo a mesma tecla não, mas é fato, funciona.

3. Ser crítico e fofoqueiro.

Ser crítico e fofoqueiro pode até fazer com que você se sinta melhor. Ou não precisa ser as duas coisas, basta uma delas, e nem que seja por diversão. Mas pare um segundo e se pergunte, o que isto custa a você?

Ser uma pessoa excessivamente crítica faz com que você as pessoas se afastem de você, pois acaba gerando uma imagem que você sempre precisará depreciar os outros para se sentir bem. É um ótimo meio de se acabar com a sua auto-estima. E ser assim vai consumir boa parte de suas energias durante o dia, vai por mim, eu era assim, e só estou conseguindo acabar com isso agora, que estou cada vez sendo menos crítico com as coisas.

Quanto a ser fofoqueiro, essa é simples, se você está se ocupando em saber o que acontece com os outros, esta focando sua energia para outra coisa e não para o que é importante para você, sem contar que você também gera que as pessoas se afastem de você. Você perde muita energia se preocupando com o que os outros fazem e esquece do que você tem que fazer, temos de policiar isso também.

4. Se preocupar demais com o que pensam a seu respeito.

Por experiência própria, este é um enorme ladrão de tempo. Você pode perder anos em sua própria mente, incapaz de tomar ações e fazer o que deve ser feito.

O mundo não gira a sua volta. As pessoas tem suas próprias vidas e desafios para se preocuparem. Então não perca muito tempo pensando e se preocupando com o que as pessoas vão dizer ou pensar se você tentar fazer algo. Simplesmente, vá lá e faça. E você ainda poderá se surpreender com as respostas positivas que tiver ou aprender a lidar com as críticas que surgirem.

5. Mantenha discussões estúpidas na sua mente.

Outro fantástico meio de jogarmos energia fora, já parou para pensar quanto tempo você perde pensando:

“Será que eu devo fazer? O que vai acontecer se eu fizer? Será que vai dar certo?”.

Perdemos muito tempo pensando assim porque nos preocupamos com o que os outros pensam da gente. E quando errarmos, basta ter em mente que devemos analisar o erro e aprender com ele.

Umas das minhas máximas favoritas para evitar esse tipo de fuga de energia é “Cabeça Vazia, Oficina do Diabo!”. E é fato, se estamos com a mente ociosa, começamos a criar essas discussões imaginárias, mas se estamos focado em fazer algo, não temos tempo de ficar imaginando asneiras.

Conseguir evitar estes cinco pontos que eu descrevi acima certamente ajuda a manter o foco e energia naquilo que devemos fazer, e ajuda principalmente a você sair de uma espiral de negativismo que você possa estar.

E se você começar a tomar consciência das coisas que acontecem a sua volta e com você, quando chegar a pontos como esse você será capaz de dizer a si mesmo “não, não, pare, eu não irei começar esse caminho denovo…”. Pensar assim ajuda e muito a você mudar comportamentos que não lhe ajudam em nada.

E sério, por experiência própria, muito disso suga suas energias e faz você perder tempo, e quando você começa a pensar, vai ver o quanto estava perdendo de sua vida.

Com certeza também não existem só esses meios de se perder foco e energia na vida, você conhece algum, divida-os conosco?

Anúncios

8 Responses to “Perdendo Tempo, Foco e a Vida…”


  1. dezembro 8, 2008 às 11:20 am

    Muito bom caro amigo, estava esperando algo assim por estes dias.
    Dando minha contribuição: um meio de perder energias e foco é arranjar desculpas para o que você deixa de fazer ou para os erros normais da vida – ou pior, jogar a culpa em alguém.
    Ao invés de viver procurando desculpas para dar, veja no que você pode mudar, onde estão seus pontos fracos e revise-os, você pode conseguir uma energia mais positiva para reparar esses momentos e evitá-los no futuro.
    Procurar alguém para jogar a culpa ou para arcar com a culpa de alguma situação que não foi positiva também suga uma energia desnecessária.
    Ninguém é perfeito e todos podem melhorar. Coloquem a energia nisso e não na culpa. Ela não serve nem para nós, nem para os outros.

    Continuem, adoro este blog 😀

    []s

    Lisa

  2. dezembro 8, 2008 às 11:22 am

    Muito bom caro amigo, estava esperando algo assim por estes dias.
    Dando minha contribuição: um meio de perder energias e foco é arranjar desculpas para o que você deixa de fazer ou para os erros normais da vida – ou pior, jogar a culpa em alguém.
    Ao invés de viver procurando desculpas para dar, veja no que você pode mudar, onde estão seus pontos fracos e revise-os, você pode conseguir uma energia mais positiva para reparar esses momentos e evitá-los no futuro.
    Procurar alguém para jogar a culpa ou para arcar com a culpa de alguma situação que não foi positiva também suga uma energia desnecessária.
    Ninguém é perfeito e todos podem melhorar. Coloquem a energia nisso e não na culpa. Ela não serve nem para nós, nem para os outros.

    Continuem, adoro este blog 😀

    []s

    Lisa

  3. 3 Sérgio Lopes
    dezembro 8, 2008 às 11:40 am

    Obrigado Lisa, com certeza irei continuar, gosto muito de escrever por aqui…

    Excelente ponto de fuga de energias esse Lisa, realmente é pessimo sempre procurar um “Bode Expiatório”, em vez de simplestemente aceitar que erramos ou não fizemos algo. Isso satifaz talvez por um tempo, mas leva a uma vida vazia e cheia de culpa.

  4. dezembro 8, 2008 às 12:24 pm

    Fala, Sérgio!

    Excelente texto, parabéns mesmo! Olha, você tem razão em todos os tópicos… culpa talvez seja realmente o que mais drena nossa energia… em vez de construir, a gente se auto-destrói!

    Eu estava precisando muito ler essas coisas, obrigada de verdade 😉

    Um beijo!

  5. 5 Renato
    dezembro 8, 2008 às 2:03 pm

    muito bom o texto serjão, acho que eu tava mesmo precisando ler algo assim, pra me ajudar a focar mais, me ajudou a enxergar coisas que estão me empacando e eu nem sabia o que era.
    rola de me enviar esse texto??
    parabéns aee

  6. 6 Rafael Barros
    dezembro 26, 2008 às 2:50 pm

    Cara, eu procurava exatamente por informações desse gênero. Estou passando por uma revira-volta em minha vida, onde perdi uma pessoa muito especial por conta dos meus erros e principalmente por ser teimoso e não escutar aqueles que são realmente nossos amigos e tentam nos ajudar. Estou lendo bastante sobre como se ter uma vida melhor e alguns dos seus textos irão me ajudar muito. Pretendo visitar sempre seu blog.

  7. 7 Natalia Alves
    julho 28, 2009 às 2:37 am

    Hey Sergio!!!

    E isto que eu posso chamar de “waking up to the real life” Em uma tarde gelada e ensolarada eu estou acordando no sentido fisico ja q sou uma night worker e olhando para umas paradisiacas montanhas cobertas de neve…. resolvi olhar pra dentro de mim e descobrir o que estava faltando na minha vida pra que eu me sentisse mais feliz uma vez q estou vivendo no “paraiso” privilegio de poucos. E uma palavra magica veio a mente FOCO.. entao decedir usar o grande amigo GOOGLE e me deparei com seu texto o que causou uma REVOLUCAO INTERNA NA MINHA PESSOA lendo seu texto em voz alta e dizendo foi como est uma destas palestras workshop sobre positivas atitudes algo q eu gostava Brazil…

    OBRIGADOOOOOOOOOOOO por dedicar o seu tempo fazendo coisas positivas e construtivas….
    grande abraco

  8. 8 Mauricio P. Menezes
    março 26, 2012 às 11:57 pm

    UMA DAS FORMAS DE GASTAR ENERGIA E PERDER O FOCO É A NECESSIDADE DE TER QUE PROVAR ALGO AOS OUTROS. QUE LOUCURA AS VEZES ISSO TOMA UMA VIDA!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Categorias

Calendário

dezembro 2008
S T Q Q S S D
« nov   jan »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Status do Blog

  • 6,214 hits
Anúncios

%d blogueiros gostam disto: